
Ao programar uma viagem de lazer, por norma escolhemos um local que pela sua natureza nos satisfaça, poderá ser uma viagem que nos permita fazer mergulho debaixo de águas profundas e misteriosas, podemos preferir andar de balão e ver paisagens verdejantes, aventurarmo-nos ao visitar o interior de um vulcão ou ainda fazer caminhadas numa floresta com a possibilidade de observar animais selvagens. A natureza oferece-nos todos estes elementos.
Os 4 elementos da natureza, o ar, a água, a terra e o fogo, são forças dinâmicas que interagem para que tudo se manifeste, inclusive a própria vida. Cada elemento tem a sua própria vibração energética. Estes elementos podem transformar a sua energia e isso por sua vez altera a frequência da sua vibração. Na natureza, o fogo evapora a água que se transforma em ar e dessa alteração nascem todos os fenómenos físicos e psíquicos. O Universo é rigorosamente estruturado e obedece a leis naturais que não podem ser mudadas, mas apenas transformadas.
A lei das correspondências universais ensina-nos que o nosso psíquico e corpo tem os mesmos elementos existentes na natureza e com as mesmas qualidades vibratórias. Assim sendo, existem em nós todos estes elementos.
O fogo é expansão, iluminação, projeção e potência ativa. O fogo é o grande motor da força explosiva primordial, está na origem da criação do Universo. No ser humano o fogo é a nossa energia masculina, é a força que usamos para nos afirmar ou pôr limites. É o mundo do entusiasmo, do amor, da paixão e da raiva que nos põe em ação. Sem fogo perdemos o sentido de viver, ficamos mergulhados nas águas da emoção e entramos em depressão. Tornamo-nos passivos, inativos e sem esperança. O fogo é o desejo e o instinto de sobrevivência. Muito fogo pode levar-nos à raiva sem limites e sem compaixão ou à euforia instintiva de desejo superficial.
A terra é o elemento físico, ou visível e a solidez. É o polo mais denso, mais obscuro, mais lento e inteligente do universo. A terra é o elemento feminino, fecundo e transformador. Na sua escuridão e com humidade, a semente germina, cresce e materializa-se. A terra simboliza a capacidade que o ser humano tem em confrontar-se e relacionar-se. Ensina-nos como devemos aceitar e amar e conhecermo-nos a nós próprios. O elemento terra transmite ao ser humano as suas qualidades, persistência, paciência, resiliência, produtividade, e poder de realização. A terra enraíza-nos e transmite-nos segurança. Um elemento desequilibrado de terra pode levar-nos à insegurança, à rigidez e à passividade. Já um elemento equilibrado dá enraizamento, contacto, firmeza, contenção, segurança, suporte, equilíbrio e âncora.
O ar é encontrado na natureza, no vento e no oxigénio que respiramos. É o elemento que não se vê, mas sente-se, cerca-nos e opera mudanças. O ar sendo um elemento ativo, é masculino. O ar encontra-se na respiração e está ligado à vida. A respiração é um processo fundamental que nos permite viver, através da inspiração e expiração. Simbolicamente, a inspiração reflete a nossa disponibilidade para a vida, a nossa determinação e autonomia; cada vez que inspiramos exercemos o nosso lado mais ativo, numa atitude de busca e abertura. Por outro lado, é na expiração que mostramos a nossa confiança e entrega, pois ao expirarmos libertamo-nos de padrões de escassez e controle. É através da respiração que o ser humano consegue regular as suas emoções ficando mais centrado. O ar é a comunicação que contém a vibração da mente e transporta o conhecimento, podendo trazer luz e consciência. A vibração mental do ar permite ao homem analisar o seu passado e integrá-lo no contexto da experiência, permite também transmutá-lo, resinificá-lo e ainda aprender com ele.
A água é a grande mãe universal, tudo nasce na água. A água entra na terra, tira-lhe a rigidez e dureza própria, torna-a fértil, fecunda e sem ela não havia vida neste planeta. A luz do sol através da água entrou na matéria e deu origem à primeira célula orgânica da vida. O ser humano nasce na água. A água representa em nós os sentimentos inconscientes e emoções, é o nosso lado feminino passivo e recetivo, mas também é a nossa sombra. Ao passar do inconsciente para o consciente, evoluímos e expandimos, levando à maturidade emocional e ao equilíbrio interior. Quando as águas são cristalinas filtram a luz. As qualidades da água são: fluidez, adaptabilidade, recetividade, purificador e movimento.
O ser humano está intimamente conectado com a natureza e na sua essência faz parte dela. Na psicoterapia somática trabalhamos com os 4 elementos da natureza.